quarta-feira, 15 de junho de 2011

07/06/2011

    Começamos o dia com dois vídeos que programamos para falar sobre educação, um que surgiu em discussões recentes na TV e nos jornais [o da professora Amanda Gurgel] e outro sobre um professor de uma escola da zona leste [nos arredores de Itaquera]. Este professor juntou um monte de sucata, transformou em brinquedos de parque e começou a levar os educando até para, de forma lúdica, ensinar física, matemática, história, entre outras coisas. Depois fomos ao círculo e começamos uma conversa sobre o papel da educação e sobre a forma como os conteúdos nos são transmitidos na escola, se funciona ou não, se gostamos ou conseguimos aprender algo, qual a diferença da escola para o PJU. Foi uma caudalosa e produtiva discussão.   
08/06/2011

    Após duas semanas sem circulações fomos para um canto longe do bairro, que é cartão postal, coração financeiro e caldeirão de artes que é a Av. Paulista. Nós nos encontramos na habitual praça do Forró, partimos pra estação CPTM São Miguel e nos encaminhamos para lá. Chegamos e fomos primeiro ao vão livre do Masp, fomos abordados pelos poetas mambembes atrás de seus velhos trocados, a garotada pouco habituada a este tipo de abordagem para venda de livros e, outrora desprevenida de capital, não se interessaram por livros deste tipo. Eu acabei indo dias depois comprar um destes livrinhos do poeta Paranaense André Marques, do qual eu já era leitor, comprando deste mesmo modo. Mas voltando, no vão livre vimos um grupo de jovens do Colégio Dante Alighieri fazendo um dança circular. Depois atravessamos a rua e fomos ao local que combinamos, O parque Trianon. Já na entrada pudemos perceber a eficiência de nossa querida Polícia Militar fazendo a segurança da entrada e entorno do parque, além da eficiente GCM que faz a segurança do interior do parque em conjunto com os seguranças da Prefeitura de São Paulo. Com isto pude enfim explicar-lhes porque os parques da Zona Leste carecem de segurança e manutenção: porque todo o efetivo da capital está “em serviço” nestas regiões. Voltando ao parque, pudemos perceber um local cheio de pessoas fazendo exercícios, estrangeiros em visita ao local, algumas carpas na bela fonte, as áreas com árvores marcadas, como Cedro, Pau Brasil, entre outras. Caminhamos bastante, apreciamos ao máximo o belo parque depois fomos, através da ponte que liga as duas partes do Trianon, ao outro lá na saída da Alameda Jaú, e pudemos ver o colégio Dante Alighieri. Falei aos jovens de como é o colégio, o quão diferente é de nossas escolas estaduais e municiais e se somos “diferenciados” em relação a eles, como disseram as pessoas da Avenida Angélica contra a estação de metrô, depois fizemos a caminhada de volta à Paulista e retornamos para querida e “diferenciada” Zona Leste.
09/06/2011

    Para encerrar a boa semana com chave ouro, recebemos a galera da manhã do IPJ (Lageado) com a nossa querida Camila. A chuva forte manteve um pouco os jovens das duas turmas em casa, mas nada muito grave.
    Inicialmente começamos pelo café, pos é a prática habitual do pessoal do IPJ, depois dividimos a sala em duas partes (IPJ para um lado e IBRADESC para o outro) e dissemos coisas de senso comum e fomos mostrando aos jovens o quão ele são parecidos nas particularidades [sociais, amorosas, étnicas, culturais etc.]. Depois fizemos um circulo, com um jovem de cada ONG de frente para o outro e lançávamos perguntas do tipo “Na periferia só tem bandido”, “Todo corinthiano é favelado” ou Temos que frear a migração nordestina em São Paulo, ou comprar mais carros blindados”, deixávamos eles discutirem um pouco o assunto, depois trocavamos as duplas em sentido horário, um ficava e o outro girava. Depois, já em circulo nos pusemos a discutir sobre todos os assuntos. Eu e a Camila até programamos mais algumas dinâmicas, mas só estas duas renderam tantas discussões que foram o suficiente. Por volta de 12h o Pedro [nosso coordenador] trouxe as cartas das bolsas e nos despedimos fraternalmente dos jovens do IPJ, para que os jovens recebessem orientações do coordenador para recebimento da bolsa, e obviamente a sensação de que a espera terminou.


Indo para o parque Trianon [na estação]


[no metrô]


Observando o vão livre do Masp


Descontraindo


Quando se vai a Paris, Torre Eiffel, em Londres Big Ben, na Paulista: Placa do Trianon


Pequena fonte


Não sei porque, mas em nossas fotos sempre há um penetra...


Fora do parque


Lugar sugestivo pra leitura 


Belo recanto...

2 comentários:

  1. Olá galera, hoje divulgaremos a lista oficial das experimentações, em conversa com o Del puidemos observar o quanto vocês jovens urbanos estão ampliando seu olhar critico na cidade.

    E como se dá a difernça entre por exemplo: os parques das periferias e outros mais centrais.
    O relato do Rogério está muito bom e divertido, atarde os jovens também fizeram comentários parecidos como seu:

    “Depois atravessamos a rua e fomos ao local que combinamos, O parque Trianon. Já na entrada pudemos perceber a eficiência de nossa querida Polícia Militar fazendo a segurança da entrada e entorno do parque, além da eficiente GCM que faz a segurança do interior do parque em conjunto com os seguranças da Prefeitura de São Paulo. Com isto pude enfim explicar-lhes porque os parques da Zona Leste carecem de segurança e manutenção: porque todo o efetivo da capital está “em serviço” nestas regiões.”

    Rsrs, muito bom, isso também foi dito com outras palavras pelos "meus jovens".

    ResponderExcluir
  2. Queridos jovens e estimados educadores, Rogério e Pedro,

    Muito que ver por aí. Mas muito já visto também.
    compartilho com vocês esta experiência inovadora para todos nós - particularmente os jovens e fica aqui além do agradecimento de conviver com vocês, os parabéns especialmente aos educadores, que não tem medido esforços para que tenhamos um bom trabalho, e conteudos da melhor qualidade. Pautamos nosso trabalho pela transparencia e desse modo, também compartilhamos nossas dificuldades iniciais frente ao programa, mas nada como o desafio para empreendermos e sobretudo compreendermos uns aos outros.
    abraço fraterno
    Pedro
    coordenador.

    ResponderExcluir