quarta-feira, 2 de março de 2011

Trajetória Adesão.

Trajetória Adesão.

Momento privilegiado de apresentação do PJU. Permite ao jovem conhecer e se comprometer com as ações futuras a serem experienciadas. Por meio da proposição de ações formativas os jovens podem vivenciar ativamente as mais importantes idéias e práticas dos Jovens Urbanos. Foca-se nessa trajetória a exploração do distrito de moradia dos jovens.

A apresentação Pública do Programa Jovens Urbanos 6ª edição, foi iniciada com uma performance de Cesar Negro – ator e consultor tecnológico do Cenpec. Neste momento os duzentos e quarenta (240) jovens das quatro (4) ONG´s foram acolhidos no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul. A seguir receberam as boas vindas do Prof. Dr. Renato Padovese – Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, da Sra. Maria Alice Setúbal, Presidente do Conselho do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, e finalizando a Sra. Anna Carolina da Fundação Itaú Social – responsável pela iniciativa do Programa Jovens Urbanos .

Na segunda parte da programação os jovens tomaram contato com a metodologia e as ações previstas nos quatro eixos temáticos a serem desenvolvidos no decorrer dos quatorze (14) meses. Dessa maneira manifestaram-se publicamente o desejo de participarem do Programa Jovens Urbanos , e também receberam orientações do servidor da Secretaria Municipal do Trabalho sobre a bolsa trabalho - beneficio concedido aos jovens que obtiverem a freqüência de 85% das atividades previstas no programa. As atividades foram encerradas com projeção do vídeo institucional do Programa Jovens Urbanos, com imagens e depoimentos dos jovens participantes das edições anteriores, e na saída todos receberam as publicações Catraca Livre e Cadernos do CENPEC de Cultura e Juventude.

Nesta etapa inicial a qual chamamos Trajetória Adesão é destinada a buscar caminhos possíveis entre os jovens, se estabelece um plano participativo, a instalação do Comitê Consultivo, é revisitada a carta do jovem de adesão ao Programa Jovens Urbanos , as cartografias do grupo e da juventude na cidade, focando a educação, o mundo do trabalho, hábitos, e também a cartografia do distrito e a respectivas contextualizações.

Estas ações são realizadas com dinâmicas de grupo, e temáticas que representem o seus interesses sobre conteúdos formativos futuro, de modo apresentar aos jovens as propostas do Jovens Urbanos , de forma que a sua adesão seja uma escolha qualificada, consciente e autônoma. As circulações conforme o planejamento de trabalho descrito logo abaixo permite que os jovens se apropriem dos espaços urbanos - em primeiro plano a rua, o quarteirão, o bairro – assim vão tomando contato com os bens materiais e simbólicos a sua volta.

Plano de trabalho – Trajetória Adesão

As atividades com o grupo de jovens sob a coordenação do IBRADESC serão sempre nas terças, quartas e quintas feiras, e foram iniciadas no dia 24 de fevereiro, um dia após a emissão da lista de sorteados pelo sistema do programa. Isto se deve ao fato de ajustes da organização e disponibilidade da sala na Universidade Cruzeiro do Sul.

24/02/2011

Acolhida; Apresentação do programa – expectativa dos jovens e elaboração do contrato de convivência no espaço. Projeção do f

ilme CENPEC com objetivo de estimular a circulação do grupo.

01/03/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Os jovens circularam pelo bairro em aos arredores da Universid

ade Cruzeiro do sul; pelo bairro de São Miguel na Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra – conhecida como Praça do Forró e visitaram a Capela de São Miguel Arcanjo, construída pelos indígenas sob jugo dos jesuítas. O objetivo é estabelecer comparativos e contrastes entre os bairros visitados.


02/03/2011

Apresentação pública Programa Jovens Urbanos

03/03/2011

Iniciar discussão sob

re o conceito "Urbano e rural"; Juventude e culturas urbanas (Novas tendências e mundo do trabalho); Registro (Anotações e desenhos); Projeção do Documentário: Botinada. O filme retrata a origem do Movimento Punk no Brasil – 2006m 110 min. – Direção de Gastão Moreira.

08/03/2011

Carnaval

09/03/2011

Quarta feira de cinzas

10/03/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Segunda circulação, agora pelo parque Ecológico do Tietê; Observar e fomentar a preservação ambiental da Região;

15/03/2011

Iniciar discussão sobre o sobre pontos chaves de meio ambiente nas zonas urbanas; Registro (Anotações, desenhos); filmetes de curta duração sobre o Parque Ecológico e sua história, fonte de pesquisa sitio do parque - http://www.ecotiete.com.br

16/03/2011

Iniciar discussão sobre os diversos esportes urbanos: Futebol de Várzea, de salão e de rua; basquete de rua [Streetball]; Vôlei de rua; capoeira, etc.; Discussão sobre o porquê do nome “Várzea”; Registro (Anotações, desenhos); Vídeo: O jogador (Edvaldo Santana).

17/03/2011

Circulação; Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Terceira circulação pelo campo do Jardim Lapenna; Entrevistar jogadores e moradores - antigos e novos - e sua relação com o esporte; Visita a outras modalidades de es

portes urbanos;

22/03/2011

Elaboração e exposição do tudo que foi desenvolvido até o momento; Formação de grupos de trabalho e ajudá-los na elabora

ção da exposição; Visualizar a exposição; material pedagógico: Cartolinas, Papel Kraft, Pincel atômico, Fotografias, textos e desenhos dos alunos;

23/03/2011

Apresentação das questões ambientais e suas lideranças; Discussão sobre a história de Chico Mendes (Sua luta e trajetória); Co

ntextualização partidária (Apresentar e contextualizar os partidos que Chico Mendes participou da fundação participou [PT e PV]); Registro (Anotações, desenhos); Vídeo: Trajetórias de Chico Mentes pesquisa na internet

24/03/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Quarta Circulação pelo Parque Chico Mendes; Exploração do local (História, fundação e atividades); Retomar ao Personagem que dá nome ao Parque;

29/03/2011

Introdução à cartografia; Contextualização, amplo debate e apropriação da cartografia já realizada; Elaboração e exposição de mapas de todos os locais visitados até o momento; Material pedagógico: Cartolinas, Papel Kraft, Pincel atômico, Fotografias, textos e desenhos dos alunos; fotos de satélite dos locais visitados pesquisa: Google Mapas.

30/03/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Quinta circulação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - Formação do olhar dos jovens para as diversas maneiras como a cidade, seu interior e exterior são cartografados;

31/03/2011

Comparativo entre a cartografia realizada pelos jovens e a cartografia observada no IBGE - Realização de Dinâmica: Estatística elaborada pelos próprios jovens; com temas elaborados por eles próprios; Pesquisas realizadas pelo IBGE como guia para as pesquisas a serem realizadas pelos jovens;

05/04/2011

Juventude e Violência - Realização de uma Cartografia elaborada pelos próprios jovens [com dados oficiais e outros pesquisados por eles]; Texto de apoio: Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil (Júlio Jacobo Waiselfisz); - Debate sobre o que gera violência.

06/04/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Sexta circulação pela região da Consolação (e arredores) - Formação do olhar dos jovens para as diversas realidades da cidade.

07/04/2011

Comparativo entre regiões periféricas e nobres da cidade, comparativos com as circulações anteriores. Vídeo: Ilha das flores Direção de Jorge Furtado - curta metragem.

12/04/2011

A cidade e sua arte - Como os jovens vêem arte na cidade? – Exposição das diversas formas de arte - digitais e impressas na cidade. Power Point: Trajetória da Arte Brasileira, Juan Miró e Cores na Provença

13/04/2011

Circulação - Registro da caminhada (Anotações, fotos e desenhos); Sétima circulação: circuito da Avenida Paulista – observação das obras de arte e arquitetura da cidade. Visita ao Itaú Cultural.

14/04/2011

Retornar ao tema anterior [A cidade e sua arte] - Debate sobre como eles absorveram as diversas obras de arte observadas em sala em contraste com as obras de artes observadas na galeria visitada, e nas demais encontradas pela trajetória até o Itaú Cultural. Projeção do documentário: A Arte Urbana.

Educadores: Pedro Rafael e Rogério Novaes

Coordenação: Antonio Carlos Pedro

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