quarta-feira, 15 de junho de 2011

Esse texto é da jovem urbana Indira do N. Lagoa, turma da educadora Drica, e nos foi enviado Pelo Vandeí.

    Vejam que sensibilidade e graça ao escrever sobre a sua comunidade.

FAVELA Ô


    Andando pela comunidade de Heliópolis, onde meu objetivo era captar as fragmentações socioculturais. Observava cada esquina, cada cachorro atravessando a rua torcendo para não ser atropelado. A menininha andando de calcinha dentre os becos como se fosse a primeira dama, dona do latão, um senhor que falava meio arrastado, com chapéu de palha, terno e sandália de couro.

    O rapaz se achando o zica das galáxias, com seu Nike comprado no centro da cidade, e aquelas roupas cheias de marcas.
    Me sinto meio perdida nesses grupos.
    Mas, eis que vem de longe, o Senhor da roupa contraditória, a Primeira dama do Latão, e o Zica das Galáxias, soltam em uma só voz:
    - Fica ai... Chega mais.
    Heliópolis não tem com o que se preocupar não, eles, nós, temos uns aos outros.
    Heliópolis não é favela! Heliópolis é cidade, e é a cidade mais unida que conheço.
    EU GOSTO DE MORAR AQUI. EU GOSTO DAQUI. EU SOU DAQUI.

Indira G. Ribeiro
Jovem do Programa Jovens Urbanos
Texto referente à cartografia do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário