quinta-feira, 28 de julho de 2011

Parque da Luz, nos também fomos...


Olá Jovens Urbanos e equipe PJU. Vamos rumo a mais um relato semanal...

"É nois di novo", como diria um jovem com seu jargão informal.

Ou para nos falar de uma recente exploração "A rua é nois", fazendo referência ao mc Emicida (para alguns já vendido para MTV, para outros nem tanto "a rua é nois agora é sucesso" diriam) mas enfim, segue o relato(:).

Semana passada outra vez "a rua foi nois, a cidade foi nois, o trem foi nois".



Tivemos por:

Tema: Parques da cidade, lugares de convivência urbana, descanso para a correria e stress diario;

Local: Parque da luz;

Mês: julho, dia 19, 2011 nova era.

Numero de jovens: 22 comigo, que também me considero jovem e urbano (talvez um pouquinho rural). Apenas Welber desfalcou nosso time, magoou viu.

Chegando na Estação da Luz, chamei a atenção para a construção da mesma. Que inspirada nas estações londrinas , apresenta um belo relógio, para ninguém perder a hora do chá.


"Na marcha pra Jesus nos descemos essa rua".

Apontou Alisson para a Av. Tiradentes, em seguida tocando no celular o rap "Vixi, é muita treta"...

"Eu vi o show deles nesse dia".

Se referindo ao mc Pregador Lú e ao grupo Apocalipse 16, que fazem raps religiosos.



Lembrei a galera para observar o parque e perceber possiveis diferenças entre parques centrais e periféricos.


Muitos se sentiram a vontade para tirar fotos (sobretudo algumas meninas, como a Jenifer por exemplo hehe), a paisagem búcolica se misturava a pessoas de todas as idades, que se exercitavam, alongavam ou olhavam o movimento das arvores e pessoas.


Fomos ao aquário do parque e, andamos por todo o seu percurso (que não é longo “Já acabou?”alguém disse).

"Aquela placa é o que?", indagou Caique olhando em direção a Pinacoteca. Eu respondi “Vamos lá ver".

E pudemos observar o mapa do parque e suas inúmeras espécies: sabiá-laranjeira, sanhaço, chupim, bem-te-vi, periquito verde e rolinha-caldo-de-feijão, aves aquáticas como socó dorminhoco e binguá, além de seis bichos preguiças.

Ao reencontrar nossos "amiguinhos", transmitimos aos mesmos o havíamos visto. E propomos uma caminhada até o bosque da preguiça.

Contudo com a ressalva de que dificilmente veríamos alguma coisa além dos sabiás, já que "meus jovens" juntos parecem ser da espécie das maritacas. Brincadeira viu.

No caminho nos deparamos com mudas de arvores para replantio, semelhante ao realizado no Parque Chico Mendes (São Miguel).




Ressaltei também que: "Originalmente era um jardim botânico, e foi transformado em jardim público no fim do século XIX". Retirei esse trecho da Wikipédia, mas falei exatamente isso.

Ao passarmos pelo bosque nada de bicho preguiça, mas alguns jovens ficaram com preguiça e se sentaram nos bancos. Outros, foram se exercitar nos aparelhos de ginástica ao ar livre.

Quanto a mim, só de olhar fiquei cansado negando os apelos de Mateus, Karol e outros inconvenientes que queriam suar a camisa.



Não tirei muitas fotos, pois conversei bastante com "meus jovens"- entenderam? vocês são meus hehe.

Espero ter acesso as fotos tiradas por vocês, tirando as de orkut é lógico, já conheço bem suas carinhas.

Foi muito bom.

Estava meio desanimado no dia antes da exploração. Mas vocês me animaram (não que sejam palhaços, não é isso hehe). Valeu mesmo. "A rua é nóis".

-Na quinta feira com numero reduzido de jovens, fomos ao Galpão Tide Setubal pegando informativos acerca das oficinas de construção de instrumento, xadrez e outros. Conversamos sobre a exploração, a vida na cidade e por fim sobre as experimentações. Que gerou relatos sobre as ultimas nesta semana, e que serão expostas na próxima postagem.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário