sábado, 23 de julho de 2011

Mais da metade dos brasileiros acredita que a cor ou raça influencia o trabalho

 Mais da metade da população brasileira (63,7%) acredita que cor da pele ou raça exercem efeitos nas relações cotidianas. A constatação é da pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para sete de cada dez entrevistados, o trabalho é o que mais sofre maior esse tipo de influência.

A pesquisa também revelou que 68,3% acham que cor e raça influenciam nas relações com a polícia ou Justiça. Para 65%, também existe essa relação nas relações interpessoais. 

Quando perguntadas qual a sua cor ou raça, 29,5% dos entrevistados se autoclassificaram como “morena” (21,7%, com variações “morena clara” e “morena escura” e “negra” (7,8%)), termos que não constam nas categorias do IBGE. Os outros resultados, incluindo apenas classificações do instituto, apontaram os seguintes resultados: branca (49,0%), preta (1,4%), parda (13,6%), amarela (1,5%) e indígena (0,4%). 

O levantamento – intitulada como “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça” - foi feito em 15 mil domicílios de cinco estados (Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso) e no Distrito Federal, em 2008.

Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo! Notícias

ESTAMOS FIRMES
DEL

2 comentários:

  1. "Não existe racismo no Brasil. Nó vamos apurar e, se houver, nós vamos punir os culpados com rigor!"

    Soldado PM White Blanco

    ESTAMOS FIRMES

    ResponderExcluir
  2. Assim como não existe pecado do lado debaixo do Equador. Tenho a convicção de que juntos estamos contribuindo para mudança de rumos destes jovens que já nos acompanham.
    abração procê.
    pedro

    ResponderExcluir