quarta-feira, 13 de julho de 2011

Controle Remoto - voce sabe como funciona?

No segundo encontro da Academia de Ciências, tomamos contato com ondas eletromagnéticas, e a partir de duas réguas de plástico comum, papel alumínio, duas pilhas, e uma lâmpada, entendemos o principio de como funcionam os controles remotos, e que o papel alumínio também isola ondas eletromagnéticas, como ao embrulharmos o aparelho celular com papel alumínio, o aparelho não recebe mensagens. Leiam abaixo os relatos dos jovens que estão participando das oficinas.

“Foi muito bom, gostei demais da experiência. Achei muito interessante a gente fazer a luz ascender. Estou gostando cada vez mais destes encontros da Academia de Ciências, espero cada vez mais aprender algo novo.”

Karen Bispo – Vila Mara

“A experiência da aula passada foi muito intereçante, fizemos um controle remoto, foi trabalhoso, mas no final foi bem divertido acender e apagar a luz, e aprendemos a não receber ligações no celular quando ele está enrolado no papel alumínio, quando a pessoa liga vai para caixa postal.”

Karine de Oliveira – Vila Mara

“A outra experimentação, foi um pouco difícil, pelo menos foi o que ocorreu no meu grupo. Tivemos um pouco de dificuldade no começo para montar o controle remoto, mas no final ocorreu tudo certo, a experiência foi super legal.”

Sara P. - Vila Mara

“A experiência da semana passada foi muito interessante, e bem criativa. Nunca pensei que com uma régua podia fazer acender uma lâmpada.”

Guilherme – Vila Mara

“Foi muito da hora a construção do controle remoto, foi bem interessante quando a montagem tava completo do controle remoto, nunca pasei por essas experiências. Tá muito legal.”

Bruno Neves dos Santos – Vila Mara

“Quarta feira passada (06/07) o experimento de montar um controle remoto foi muito interessante; no começo fiquei nervosa, pois se confundi um pouco, mas depois que o meu grupo conseguiu montar, me alegrei. A antena transmissora funcionou, numa freqüência de uma fileira para outra. Gostei muito, é tudo muito legal, estou adorando. Até a próxima postagem no blog.

Keila Belarmino dos Santos – Ipedesh

“A experiência da semana passada foi muito interessante, fizemos um tipo de controle remoto, tinha um sirquito, tinha uma lâmpada pequena e 2 pilhas, fios, réguas um copinho com papel alumínio, jacarezinho prá po os fios e um tipo de bateria quando aperta da uma carga bem legal gsotei muito dessa esperiencia, também falamos um pouco dos gemios idênticos e que não são identicos etc.”

Paulo Cesar – Vila Mara

“Semana passada foi interessante pois foi citado sobre a eletricidade e aprendi como montar um controle remoto. Também foi falado sobre a freqüência modulada e amplitude modulado que é um tipo de freqüência de radio, TV, celular entre outras coisas.”

Caroline Bezerra Valério da Silva – Vila Mara

“Eu achei muito curioso, e muito interessante como a lâmpada ligou com uma montagem diferente, cada vez mais me interesso pela oficina. E os alunos jovens estão desempeados nas atividades.”

Wilder Verome Silva – Vila Mara

“Foi ótimo, no entanto meu grupo não progrediu como o esperado...mas ainda assim “foi ótimo” [2]

Felipe dos Santos Martins – Vila Mara

“Eu achei muito legal, agente fez a experiência do controle remoto, foi bem interessante e deu para se divertir pá caramba, e dava para usar Vila Mara como uma velinha de aniversario.

Gabriel de Melo – Vila Mara

“Semana passada, nós aprendemos a fazer um controle. Basicamente, ele serviu para nós entendermos sobre eletromagnetismo, ondas eletromagnéticas e circuitos elétricos. Aprendemos também, como funciona o AM – amplitude modulada, e o FM Freqüência Modulada. Estas experimentações estão sendo ótimas, pois, podemos utilizar o que aprendemos aqui no projeto, em outros lugares.

Ícaro Diógenes – Vila Mara

“Quando começamos a montar o nosso controle remoto achei pouco difícil mas no fim conseguimos terminar e ficou muito bom o nosso estava bastante energia, a lâmpada estava muito forte, até mesmo quando afastavam as antenas uma da outra continuava com a luz forte, o experimento foi bom mas gostei mais do primeiro é mais fácil e achei mais interessante.

Vanessa – Vila Mara

“Tudo muito interessante, nunca imaginei que fosse possível construir uma antena daquela forma. Materiais simples que fazem , alias dão efeitos incríveis. O bom também é que com esses projetos um grupo passamos a nos conhecer melhor e fazer novas amizades. Espero que cada vez mais possamos nos dedicar e assim esclarecemos nossas dúvidas.”

Thaís de Amorim – Vila Mara

Um comentário: