domingo, 17 de abril de 2011

Planejamento Jovem_turma da manhã

O encontro para realização do Planejamento Jovem - recebeu a visita do educador Fernando, da ONG “Casa dos meninos”, sediada no Lajeado. Após as apresentações iniciais, foi apresentada a proposta do planejamento, e assim a turma foi organizada em grupos. Em seguida foram distribuídas tarjetas, para que os jovens pudessem por expressar seus desejos individuais e sobre como eles desejariam planejar as próximas atividades e explorações pela cidade de São Paulo.

Foi determinado o tempo 60 minutos para esta atividade. Logo em seguida o coordenador do Programa Antonio Carlos Pedro, apresentou o Programa Jovens Urbanos aos jovens presentes. No decorrer desta apresentação surgiram questões sobre sexualidade na adolescência, aborto, homossexualidade e diante do interesse dos jovens, foi encaminhada a proposta de um debate sobre a sexualidade na adolescência.

Em seguida o educador da Casa dos Meninos - Fernando retomou as atividades, e iniciou os preenchimentos das etapas do planejamento identificados pela letra J – representando o desejo dos jovens presentes e a letra U – representando as atividades encaminhadas de comum acordo entre o grupo as a diretrizes do PJU.

J: Visitar o aeroporto de Congonhas; Hoppi Hari; Playcenter; Fábrica de chocolate; Parque do Ibirapuera [apenas por lazer]; CT do Corinthians; conhecer outros estados do Brasil; Ir à Itália ou à New York, Cinema e teatro [apenas por lazer]; Zoológico; TV Record [O melhor do Brasil]; SESC;

U: Concerto da orquestra sinfônica; Outros cemitérios com visitas monitoradas Morumbi e ao Araçá. [Já fomos ao da consolação]; Oficina de teatro, de musica, de vídeo; de TV e rádio, de grafite; oficina de estampar camisetas; oficina de dança de rua; Estação ciências; museu afro e da língua portuguesa; Galerias de artes; Pinacoteca; USP; museu do futebol; mais circulações no bairro, para construir uma cartografia e um documentário sobre a história local; oficina de construção literária e um posterior sarau; criar um grupo de estudos pré-vestibular [ o educador Rogério já organiza um sediado na Ong IPJ.


Ao final das atividades teve inicio uma discussão acalorada entre os jovens – sobre a necessidade ou não de serem divididos em grupo propostas pelo educador, ou se era melhor ficarem no grupo geral em círculo. Foi um debate caloroso, pois uma parte da turma compreendeu que as discussões em grupos menores, são importantes para depois serem levadas ao debate em um grupo maior. Os outros se mantiveram firmes na posição de que grupo menor é desnecessário.

Discutidas e entendidas as propostas, ficou decidido que o acompanhamento/monitoramento das atividades propostas deverá ser realizado por meio do blog. A avaliação do Fernando - educador visitante foi destacado a postura e a discussão do grupo.

Os jovens gostaram muito e manifestaram suas as avaliações pessoais, pois no principio não haviam falado muito. Continuaram a discutir energicamente seus pontos de vistas e, no final entraram em acordo. Três deles até acharam que se excederam e foram conversar com o visitante Fernando ao termino do encontro. Esta é a proposta do encontro: agirmos em grupo.

2 comentários:

  1. Essa semana que passou foi bem legal, o contato com a Casa dos Meninos proporcionou uma visão mais ampla do programa.
    A realidade dos jovens é a mesma, queremos visita-los o mais breve com nossos jovens.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninos pelo novo layout do blog.
    Começa a criar uma cara do Jovens Urbanos.

    Parabéns pelos relatos, diretos e claro.

    È isso ai o caminho é esse.

    ResponderExcluir