domingo, 17 de abril de 2011

Experimentar o experimental. Experimentar









Conhecemos o Fernando no Jovens Urbanos

Nos aproximamos dele, quando esteve conosco na Universidade Cruzeiro do Sul - conduzindo conosco o planejamento jovem. Navegando pelo blog da Casa dos Meninos, re-descubrimos a poesia de Waly Salomão. De quebra mais abaixo a oficina de stencil. Já queremos combinar - aqui e agora - neste espaço coletivo/colaborativo - a realização de uma oficina de stencil na casa dos meninos.. Antes porém vale a pena dar uma navegada no post abaixo.

Experimentar o experimental. Experimentar

O nódulo decisivo nunca deixou de ser o ânimo de
plasmar uma linguagem convite para uma viagem.

E agora? Quer dizer e o que que eu sou?
Meu nome é Walli Salomão, um nome árabe, Walli Dias
Salomão.
Nasci numa pequena cidade na catinga baiana, do sertão
baiano.
Filho de pai árabe e uma sertaneja baiana.
A memória é uma ilha de ediçao.
Nasci sob um teto sossegado.
Meu sonho era um pequeninho sonho meu.
Na ciência dos cuidados fui treinado.
Agora entre o meu ser e o ser alheio a linha de
fronteiras se rompeu.
Câmara de égos.
Eu tenho o pé no chão porque sou de virgem,mas a cabeça
gosto que avoe.

Walli Salomão

É a técnica do stencil:

A origem do stencil se encontra na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C. Antes disso a técnica utilizava-se de elementos naturais, como folhas e rochas, para fazer as máscaras das partes que não se podia colorir com os

stencils usados na atividade

pigmentos.
Com o uso do papel se começou a entalhar a forma, o desenho, a escrita e tudo o mais que se quizesse reproduzir fielmente.
Se pode dizer que o stencil foi a primeira forma de gravura.
Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Foi porém no Japão que a técnica do stencil sobre o tecido se aperfeiçoou com a introdução de uma primeira máscara lavável e, consequentemente, reutilizável. O papel recebia, antes de ser entalhada com o motivo desejado, um tratamento especial com suco de caqui. Isso o deixava impermeável.
O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário