quinta-feira, 17 de março de 2011

Prêmio Shell de Teatro


SP: protesto com óleo marca entrega do Prêmio Shell de Teatro
15 de março de 2011 23h25 atualizado em 16 de março de 2011 às 08h27

Comentários
38

A atriz Nica Maria jogou óleo queimado, simulando petróleo, no ator Tita Reis, que segurava o troféu. Foto: Fernando Borges/Terra

A atriz Nica Maria jogou óleo queimado, simulando petróleo, no ator Tita Reis, que segurava o troféu
Foto: Fernando Borges/Terra

Elisangela Roxo
André Aloi
Direto de São Paulo

Dois atores do Grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Arte, premiado na Categoria Especial do 23º Prêmio Shell de Teatro, protestaram na entrega dos troféus na noite desta terça-feira (15) em São Paulo.

A atriz Nica Maria jogou óleo queimado, simulando petróleo, no ator Tita Reis, que segurava o prêmio durante o discurso. "Nosso corpo de artistas explode", disse Reis. Com o o rosto cheio do líquido preto, citou no discurso "crianças iraquianas que explodem". "É bom poder contar com empresas ecológicas e politicamente corretas de fato", ironizou sobre a Shell, patrocinadora do evento.

Em entrevista ao Terra por telefone, após a premiação, o representante do grupo, ator e diretor Luciano Carvalho explicou que o protesto se deu "pela contradição de a categoria teatral não dialogar e ter como intermediário uma multinacional petrolífera".

"É um fato alarmante porque nós, os 'fazedores de teatro', não temos controle sobre a direção das políticas públicas, inclusive de cultura e uso do subsolo. A gente recebe o prêmio de cabeça erguida porque o dinheiro é de trabalhadores e cooptado e expropriado por essa empresa", completou. O grupo deve soltar uma nota sobre o ocorrido em seu site oficial na quarta-feira (16).

Todos os vencedores recebem uma escultura em metal em forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

O Dolores Boca Aberta concorria, entre outros, com a atriz Karin Rodrigues, viúva de Paulo Autran (morto em 2007) e indicada pelo encaminhamento e socialização do acervo pessoal do ator a instituições culturais na Categoria Especial.

O ator Norival Rizzo, na disputa por sua atuação em 12 Homens e Uma Sentença, criticou a escolha do grupo na categoria. "Acho que o prêmio especial não deveria ter concorrência, mas ser entregue direto a Karin", explicou.

"Foi uma atitude de visão pequena da parte deles, são extremistas", disse o apresentador Marcelo Tas, casado com a atriz Bel Kowarick, indicada ao prêmio por Dueto para Um. "Eles não conseguiram enxergar a coisa maior de tudo isso e se igualaram a quem só quer aparecer na revista Caras."

Para a apresentadora do prêmio, Beth Goulart, a atitude foi desnecessária. "Receberam um carinho e deram um tapa."

O autor premiado da noite, Leonardo Moreira, da peça Escuro não se incomodou com o protesto contra a Shell. "Cada um faz seu discurso. Acho legal ter esse espaço."

Premiados

Escuro era a favorita da edição, das cinco indicações que teve, levou três prêmios, por autor, figurino e cenário. Bete Dorgam, de Casting, foi eleita a melhor atriz e Luciano Chirolli, por As Três Velhas, melhor ator. Rodolfo García Vásquez, do grupo Satyros, ganhou como diretor pelo trabalho em Roberto Zucco.

Veja a lista completa dos vencedores:

Música
Fernanda Maia por Lamartine Babo

Iluminação
Caetano Vilela por Dueto Para Um

Figurino
Theodoro Cochrane por Escuro

Cenário
Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira por Escuro

Categoria especial
Grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes pela pesquisa e criação de A Saga do Menino Diamante - Uma Ópera Periférica

Direção
Rodolfo García Vásquez por Roberto Zucco

Autor
Leonardo Moreira por Escuro

Ator
Luciano Chirolli por As Três Velhas

Atriz
Bete Dorgam por Casting

Homenagem
Maria Alice Vergueiro, paladina do teatro experimental brasileiro

2 comentários:

  1. olá pessoal !

    Eu to adorando participar do jovens urbanos,
    Nós adquirimos muito conhesimentos por meio de pesquisas,
    conhesemos sobre cultura que até então sem conheser ,
    achava chato,mais to gostando muito.
    As aulas são bem dinamicas uma das coisas que bem interresante
    para a integração de todos e a inião...e ainda vamos conheser,
    outros lugares ,oficinas,teatro etc.

    beijos
    email:marina-s3@hotmail.com
    nome: marina gomes

    ResponderExcluir
  2. ha, I will experiment my thought, your post bring me some good ideas, it’s truly amazing, thanks.

    cialis online

    ResponderExcluir