Com o propósito de trocarmos experiências vivenciadas na Trajetória Adesão, com os jovens e demais colegas, postamos os comentários, avaliação e considerações, do colega Vandeí.
Acreditamos nesta experiência inovadora, por meio da qual, os jovens também tomam contato direto dos processos de monitoramento e avaliações a que nos submetemos todos - educadores, coordenadores e equipe técnica - para o sucesso e realização plena do Programa Jovens Urbanos em sua 6ª edição.
RELAÇÃO COM O PLANEJAMENTO
O relato tem relação com as propostas do planejamento, no que diz respeito as atividades e vídeos propostos. Mas, não aparecem registros das explorações (circulação) nem de produções com os jovens.
Os registros das explorações e das respectivas produções dos jovens – estão sendo realizadas e arquivadas para posterior publicação, após assinatura das cessões de uso das imagens. Estes registros ocorrem desde as inscrições.
DEPOIMENTOS DOS JOVENS
O Blog apresenta comentários dos jovens, mas de uma forma muito ampla e desorganizada.
Não diria desorganizada, mas sim em processo de construção, ou melhor, intencionalmente vem sendo organizada pelos próprios jovens, que ainda estão em processo de se conhecerem uns aos outros.
RECURSOS (VIDEO, FOTO ETC.)
Não há nenhum registro visual (fotos, vídeos) das atividades das primeiras semanas.
Os registros das explorações e das respectivas produções dos jovens – estão sendo realizadas e arquivadas para posterior publicação, após assinatura das cessões de uso das imagens. Estes registros ocorrem desde as inscrições
CONSIDERAÇÕES
O relato sobre as primeiras semanas de atividades está muito bem escrito, mas faltaram especificidades das turmas, assim sugiro que cada educador faça o seu próprio relato. Assim, aparecerá especificidade de cada período, de cada turma e de cada educador;
Sem dúvida, o relato sobre as primeiras semanas refletem exatamente a fase de (dês) organização e pré-produção das dinâmicas a serem implementadas. Lembramos o fato de que o grupo de jovens sob a condução dos educadores Rogério e Pedro Rafael, estão acolhidos dentro do espaço da Universidade Cruzeiro do Sul, que tem sua própria dinâmica, com escola secundária nos períodos da manhã e tarde – recreio, etc. Por outro lado, contamos com sala com acesso a internet, telão e projeto multimídia, que permite aplicar conteúdos diversos plugados on line na rede mundial de computadores (WWW). Assim, é natural também que os educadores estejam se adaptando com as dinâmicas pré-estabelecidas, quero dizer, diferente das outras entidades que mantém e realizam as atividades do PJU nas suas próprias dependências, nós estamos nos adaptando às dependências da Universidade, e a mim cabe estruturar no decorrer do período, a utilização de outros espaços da universidade, tais como a biblioteca, e o laboratório de informática, onde pretendemos que cada jovem se ocupe do blog jovensurbanos-ibradesc, e também com a criação de seu próprio meio de comunicação (blog).
Lembrando que temos sempre que contextualizar para possíveis leitores, o blog não é apenas uma ferramenta de prestação de contas, mas, um diário eletrônico que os próprios jovens terão acesso, por isso precisa ser leve, dinâmico, sem textos muito longos;
Sem dúvida o blog deve refletir e contextualizar as atividades e dinâmicas dos jovens participantes, como apresentar informações inerentes que traduzam conteúdo e forma do que está sendo proposto pela metodologia do programa, e avançar nas questões (in) formativas.
- Sobre os comentários dos jovens, o ideal é haver uma sistematização das falas.
O educador, por período, escolhe as falas mais significantes e relevantes para serem postadas; e também os educadores podem discutir com os jovens qual será a sua participação nesse espaço virtual;
Com respeito aos comentários dos jovens, de fato haverá esta sistematização e os educadores até o presente momento, estão acolhendo os novos jovens da 2ª chamada e nivelando as informações e conteúdos repassados desde o inicio das atividades para aos novatos.
- Os registros visuais são importantíssimos para publicar as atividades (explorações, produções, dinâmicas) que acontecem nas ongs, as fotos e vídeos servem para ilustrar e dinamizar o blog;
Os registros visuais a partir desta semana, tão logo as turmas estejam formadas, passarão a compor o blog, sempre comentários dos jovens e textos complementares dos educadores e coordenador.
- A circulação (explorações) é um eixo fundamental no PJU, devem acontecer logo no momento inicial do programa, como em todo o processo, para ampliar as práticas de circulação (dentro e fora do território), para que o jovem possa apropriar-se dos espaços urbanos (acesso a bens materiais e simbólicos, recursos e serviços);
Estas circulações já estão acontecendo, e deverão ser relatadas pelos jovens e educadores com brevidade. Todavia, esta atividade foi realizada com metade da turma, que de certa forma, prejudica as dinâmicas com a chegada dos novos. Buscaremos alinhar, ou melhor, nivelar as atividades com os novatos para que todos possam refletir e discutirem com pertinências as atividades.
Zé:agradeço as sugestões e criticas quanto ao nosso registro. Ele foi feito de forma resumida e ressaltamos o que consideramos mais importante para leitura no blog, lemos na sala com eles essa semana. Como sugerido postar falas pode ilustrar o processo estamos pensando nisso, quanto as fotos decidimos que apenas com a autorização, bem como alguns dos jovens não estão aderindo ao programa(por motivos pessoais,sociais e diversos)e não queremos essas fotos postadas apenas para dar "volume". Alguns destes não tem email e estamos trabalhando neste sentido, para enviar o convite para o blog a todos.
ResponderExcluirEstamos trabalhando a coletividade e pertencimento do mesmos, as circulações já estão no "pente" e, acredito que quando realizarmos na semana que vem(pelo que está sendo trabalhado)estes observarão e aproveitarão de muitas formas.
Outro fato desse primeiro momento é que: esses jovens curtem o fato de estarem dentro da Unicsul. E dessa forma quisemos trabalhar e direcionar bem alguns aspectos do programa.
Quanto a um relato da manhã e outro da tarde ficamos com receio de sermos repetitivos, contudo o que achamos que foi difernete procuramos relatar.
Vamos considerar esses aspectos nos próximos registros.
Abraço.