segunda-feira, 16 de maio de 2011

Segunda semana de maio (Tarde)

10/ 05/2011

Hoje o assunto não poderia ser outro: Clube Itaú. Comentei o horário de saída do ônibus (cinco da madrugada) ressaltando a distância e o transito que pegaríamos se saíssemos mais tarde.

Elizeu informou o grupo sobre o que havia sido discutido na reunião do Comitê Jovem, e outra vez comentou sobre o clube coisas como: não usar drogas, bebidas alcoólicas e traje adequado para a piscina. Pessoalmente colocou sua opinião dizendo que não gostou da reunião, isso pelo fato de esperar outras discussões e não somente assuntos referente às bolsas; disse o quanto os meses que passaram foram importantes para a aprendizagem do grupo, depois vieram mais perguntas referente as bolsas, no que explicou muito bem sobre os dez meses.

Depois ressaltei a importância de escolherem as oficinas de acordo com suas vontades e sonhos, não pensando somente no profissional já que existem muitas pessoas que vivem alimentando seus sonhos, como no teatro, música, literatura, grafite etc. Mas que todas as escolhas serão consideradas.

Entramos no assunto da cartografia e, utilizei como suporte o mapeamento que a galera da manhã fez sobre tráfico de drogas na América do Sul, bem como suas considerações na implicação do mesmo nas regiões onde residem.

Como exemplo prático (continuando uma atividade passada), falei que iria cartografar os gostos e conhecimentos musicais da nossa turma; em encontros passados os jovens escreveram em seus diários musicas que tinham a ver com a questão da cidade; hoje divididos em três grupos, cada um destes escolheu uma música e depois uma palavra desta; a palavra escolhida quando falada a outro grupo, estes deveriam cantar uma música com essa palavra. Na segunda etapa eu falava a uma palavra aleatoriamente e, quando dizia “troquei de rádio” outro grupo tinha que cantar outra música com a mesma palavra. A dinâmica empolgou muito a galera, e para jogar mais lenha na fogueira tinha o ponto de animação, onde se considerava o grupo cantando junto e com expressão.

Lanchamos e por fim recordamos o horário e regras do clube, bem como a escolha das oficinas. Foi uma tarde muito divertida e lúdica.

11/ 05/2011

Quebrando a rotina. Hoje é dia de confraternização, o Clube Itaú nos oferece o encontro com as outras ONGs da zona leste; o espaço extenso de frente para a represa do Guarapiranga proporcionou aos jovens muito lazer e convivência em grupo. Mas nem quero falar muito, prefiro que os jovens nos mostrem com algumas fotos tiradas (porque se forem todas não sobra espaço no blog, mas acredito que os orkuts estejam cheios):







12/ 05/2011

Pós passeio e o assunto não poderia ser outro: Clube Itaú. Quem não foi perdeu, e dava pra perceber isso a cada comentário que ia surgindo enquanto passávamos as fotos tiradas no data-show.

Depois, para explorar melhor a idéia de cartografia e mapeamento, vimos o filme “Narradores de Javé”, que enfoca muito bem a história oral e cultura da região. Os locais históricos e um mundo moderno entrando no mapa: uma barragem.

Fizemos outra vez uma espécie de piquenique na praça do Morumbizinho.

Pedrinho

Um comentário:

  1. É ISSO AI GALERA, BORA EXPLORAR, CURTIR E SE DIVERTIR...

    ABRACIOS, TAMO JUNTO.

    XXX

    ResponderExcluir