segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reunião Pedagógica




Hoje, 10 de outubro de 2011 estivemos reunidos na Universidade destacando nossas práticas pedagógicas com os jovens urbanos , nesta reta final da 6ª edição.

Em primeiro plano revisamos nossa agenda para o mês de outubro e novembro, aonde vamos focar as atividades de "treinamento" com os jovens par que possam escrever com suas próprias palavras os objetivos e justificativas dos seus projetos.

A partir destes rascunhos, vamos sistematizar as idéias e elaborar uma apresentação em power point para que os grupos tome contato com o material e façam apresentações preliminares no dia 19 de outubro e outra "ensaio geral" para o dia 17 de novembro - uma semana antes da apresentação à banca examinadora, marcada para o dia 24 de novembro próximo.

Confirmamos as atividades no laborartório de informática nos dias 13 de outubro - turmas da manhã e tarde - neste dia os jovens poderão via internet pesquisarem no Portal CENPEC e ITAÚ SOCIAL outros projetos realizados pelos colegas.

As formações com a equipe ASHOKA está confirmada para o dia 18 de outubro no pequeno auditório do Bloco B - para turma da tarde. Aos colegas educadores, coordenadores e jovens das demais ONG´s , reiteramos a necessidade de enviarem a lista com nomes e RG, para acessarem as dependências da Universidade. O encontro da turma da manhã será realizado no dia 20 de outubro, enquanto isso, a turma da tarde estará cumprindo agenda no Museu Afro.

Nosso encontro foi muito produtivo. Avançamos em questões internas, aonde os educadores solicitaram a mim paciência junto aos jovens, pois tenho sido muito exigente com respeito as tarefas que antecedem a apresentação dos projetos, pois temem que esse ambiente acabe por travar a criatividade ou até mesmo dispersar os jovens. Ajustamos que amanhã - terça feira - farão uma dinâmica contextualizando a nossa preocupação com o tempo e as tarefas. Reciclamos também a necessidade realizar as atividades com a formação em círculo, pois este formato ajuda a consolidar o clima de equipe entre os jovens, principalmente nesta etapa final.

Nestas próximas semanas vamos adotar a prática de sensibilização e as ações As questões deverão ser "xerocadas" para que cada jovem tenha seu próprio instrumental e a partir deles - com o próprio texto dos jovens, vamos ajudá-los na elaboração e a apresentação em power point. São elas:
1. Pra quê fazer?
2. Porque fazer?
3. Como fazer?
4. Quanto custa fazer?

A estrutura básica de elaboração de projeto:

1. Objetivo Geral
2. Objetivo Especifico
3.Metodologia ( como vou fazer)
4. Qual o produto cultural
5. Qual a programação
6. Plano de trabalho - as etapas que vamos seguir
7. Produção e execução - Orçamento - quanto custa fazer

Em tempo: Pedro Rafael e Rogério estão postando -logo mais - as atividades das duas semanas anteirores, e seus comentários sobre a esta reunião pedagógica.

Para concluir, conversamos com a Norma - responsável técnica do Ibradesc e confirmamos as entregas dos lanches para amanhã - terça feira - e nesta semana, por conta do foco na elaboração dos projetos, não realizaremos circulação.

Antonio Carlos Pedro
coordenador.

Um comentário:

  1. Em tempo, participei da reunião um pouco virtualmente, apenas pelo telefone e passando minhas considerações para o grupo, pois minha companheira foi hospitalizada e eu a acompanhei. Em resumo, ela já está melhor e medicada, fui muito bem informado sobre a reunião pelo ótimo post e pelo telefone e faremos o possível para ajustar os combinados.

    Abraços à todos

    Del

    ResponderExcluir