quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mês de julho, sem delongas...

    Como sempre inicio meus posts em períodos de delonga “internética”:
‘Atualizando nossa vida digital’ estamos em pleno período de experimentações. Aumentando meu rol de novas palavras com minhas experiências no terceiro setor, aprendi mais duas: “circulação” [no sentido em que o PJU a atribui] que não é “passeio” como os jovens costumavam chamar e “experimentação”. Esta ultima, eu gosto muito porque todo jovem gosta de experimentar [bandas novas; roupas ou modas; mundo do trabalho e até mesmo drogas, o que pode torna-se um problema]. Mas o sentido de experimentação aqui é experimentar “educações” novas. A velha escola ficou para traz, como já referido por meu grande parceiro nesta empreitada, o educador Pedro Rafael, ao invés de um atrás do outro, sentamos em circulo; ao invés de cadeiras, sentamos no chão, ao invés de passeios ultrapassados, que nada nos acrescentam, com a “tchuma” da escola, temos as circulações, desbravando a cidade como descobridor, não como Bandeirante assassino de índio; ao invés da velha pedagogia do ensinamento de cima para baixo, aquela do “EU TENHO FORMAÇÃO, EU TENHO CONHECIMENTO, VOCÊ NÃO” ressuscitamos a força nosso saudoso, porém sempre presente Paulo Freire, com as experimentações.


      E experimentamos de tudo mesmo, pois sempre que os jovens perguntam sobre o que é o nosso curso, eu respondo: “Pesquisa sobre o Chacrinha”: “EU ESTOU AQUI PARA CONFUNDIR, NÃO PARA EXPLICAR”... E é neste clima que quero dividir com todos vocês nosso mês de Julho, como referido no começo, um pouco delongado, que não precisa procurar no dicionário, pois eu mesmo explico: “Delonga” é uma palavra bonita para atraso.


     Neste mês de julho a organização das experimentações foi frenética, mudar de lugar, mudar dia de circulação, turmas divididas, cada um conforme seu gosto ou escolha, mas o mesmo espírito de união que pretendemos manter. Como mudamos nossos dias de circulação para terça-feira, pois é o único dia em que temos “casa cheia”, nós ficamos na Unicsul no dia 05/07 e discutimos um pouco sobre como seriam as experimentações, depois fizemos a atividade da cruzadinha das circulações, também feita pela turma da tarde.


    Daí em diante nossas quartas e quintas tem sido calmas pelo pouco número de jovens e tem sido dedicas a brincadeiras pedagógicas, visitas à bibliotecas e telecentros, em resumo, à pesquisa divertida: “PARA CONFUNDIR, NÃO PARA EXPLICAR”...

    Na terça, dia 12/07 nossa intenção era o bom e velho Martinelli [apesar de que sempre acreditei que bom e velho mesmo é só o Papai Noel, que existe sim e se não vem as nossas casas porque não temos chaminé].


    Mas voltando ao assunto, como não moramos em Zurich [Suíça], a CPTM cumpriu seu bom papel e nos atrasou, mas pensam que ficamos chateados por não entrarmos no Martinelli, que nada; estávamos com quem resistiu bravamente desde o início do projeto, [20 JOVENS] e fomos à Galeria do Rock. Os jovens ficaram num misto de aprovação e descontentamento, mas quando eles viram de perto o que eu e o Pedrinho só mostramos por foto e vídeo, as tais das "tribos urbanas", olha aí como foi:






 

 






 


    Como fotos falam por si, não é preciso muitos comentários [aliás, espero que os jovens e os companheiros de PJU entre aqui e comentem...].

    Seguindo nossa vida virtual [que serve para acompanhar nossa vida (su)real], na terça seguinte [19/07/2011] fomos ao Parque da Luz e numa tacada os jovens conheceram um belo Parque e descobriram [quem ainda não sabia] o endereço da Pinacoteca e do Museu da Língua Portuguesa, que eles me fizeram prometer levá-los lá nas próximas visitas. Neste dia tivemos apenas uma baixa de nosso contingente, a querida Mayara estava hospitalizada e não nos acompanhou, ficamos em 19 JOVENS. Vejam como nosso dia foi divertido: 


























    E este julho que caminha para seu final só nós reserva mais um dia de “casa cheia”, que é a próxima terça [26/07/2011]. Quer saber onde será a próxima “vibe”, entre aqui nos próximos dias, e não saia sem deixar seu comentário.
   
    Abraços a todos
    Estamos firmes
    Del

4 comentários:

  1. Eu não sei dizer nada por dizer / Então eu escuto/Eu não sei falar nada por falar/então eu não falo.
    Eu sei escrever/então eu escrevo.
    Prá quem ainda porventura tivesse alguma mínima dúvida que seja - de que a equipe e educadores do IBRADESC - não tinham se apropriado do PJU, o blog fala por si só. Talvez até tenhamos demorado um bocadinho a mais, mas assim como os bons perfumes se encontram em pequeninos frascos, os bons vinhos também levam o tempo necessário para apresentar o seu aroma, o seu bouquet! Desejo a todos - em especial aos educadores - Rogério e Pedro Novaes um belo brinde e saúde.
    Antonio Carlos Pedro
    coordendor

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mano, pelo registro, ficou delongado mas muito explicativo.
    Gostei muito, aproveito aqui pra vc também dar uma passada em nosso Blog, do CCCF.
    E outra coisa, esta parada de "experimentação" é f... mesmo.
    Abracios, fui

    ResponderExcluir
  3. Salve Del e turma de jovens.
    Parabéns Del pelo registro "direto e reto", leve e divertido.
    No aguardo das próximas aventuras!

    Vandei.
    Cenpec

    ResponderExcluir